Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Planejamento da 2ª Semana de Aula

                                                 2ª Semana de Aula (Dia: 13/02/2012)



(1ª aula) Um pouco de conversa faz bem

Texto: “Aprender a falar um de cada vez.”

    Dá uma cópia do texto para cada professor, os mesmos devem fazer uma leitura e comentário sobre o texto, e depois pedir alguns alunos para participar também do texto.

(2ª aula) Boas maneiras sempre

Criar um Cartaz:

    Os alunos vão montar um cartaz da turma, confeccionado com desenhos, frases, palavras soltas, mensagens..., mostrando boas maneiras na escola e na sala. (Para isso divida a turma em grupo de quatro; distribua: folhas de ofício, hidrocor, lápis de cor para cada grupo. Os mesmos devem mostrar no cartaz o que querem expressar.)

    No final, todos vão colar os trabalhos em um único cartaz.

(3ª aula) Explorar cartaz

Explorar juntos aos grupos o que eles relataram no cartaz. (Não esqueça que eles devem assinar o nome na folha do trabalho.)

Intervalo

(4ª aula) Hora da leitura

Texto:     Distribuir em grupo um texto sobre solidariedade. No final da leitura eles devem compreender que uns dependem dos outros para sobreviverem.

(5ª aula) Dinâmica dos Bombons

    Colocar no birô do professor os bombons com a quantidade de alunos da sala. Pedir para que venham quatro alunos e tire a embalagem dos bombons sem tocar com as mãos. Eles não conseguindo pedir que venham mais quatro alunos, e assim sucessivamente. Se ao final nenhum conseguir pegar a bala o professor deve mostrar que um depende dos outros. Como? Pegando uma bala, tirando o papel e colocando na boca do colega...
    Depois todos devem fazer o mesmo, (só não vale pegar no seu próprio bombom) e colocar na boca do colega.
    Professor faça isso em ordem de 1 a 1 para não virar bagunça. (Pedir que joguem o papel no lixeiro.)

Material:

•    Texto (p/ o professor);
•    Folha de madeira branca p/ confeccionar o cartaz, decorar a gosto;
•    Folhas de ofício (por grupo) elas podem ser coloridas;
•    Hidrocor ou pincel piloto (por grupo);
•    Lápis de cor (por grupo);
•    Cola e fita adesiva;
•    Tesoura;
•    Texto (p/ o aluno)
•    Bombons (quantidade dos alunos da sala)


(1ª aula) Um pouco de cidadania (Dia: 14/02/2012)


História

Um lar e muito carinho” 3ª, 4ª, 5ª e 6ª séries

Era uma vez um rei” 7ª e 8ª série

    O professor deve ler a história e fazer um comentário das mesmas. Depois falar sobre as regras básicas da cidadania:

•    Ser solidário – Laço que nos une a outros indivíduos...
•    Ter respeito – Respeitar a outra pessoa para poder ser respeitado...
•    Ser sincero – Quando buscamos a confiança de outras pessoas, devemos ser sinceros...
•    Dizer sempre a verdade – Se ganha à confiança dos outros...
•    Comprar – Participar é sempre fundamental, pois constrói esperança...
•    Não agredir seus semelhantes – Seja por palavras ou fisicamente...
•    Ter bondade, educação e responsabilidade – Ser educado e procurar fazer o bem...
•    Perdoar – O rancor não leva a lugar algum, serve p/ criar mais problemas...
•    Dialogar – Procure sempre conversar, trocar idéias, conhecer as pessoas...
•    Agir conforme a consciência e de acordo com os valores éticos e morais – Aprender a conviver é essencial para melhor saborearmos nossa vida...

São pequenos gestos de educação que irão fazer a diferença para a harmonia no ambiente escolar. Como:

•    Muito obrigado!
•    Com licença!
•    Por favor!
•    Desculpe-me!

Obs.: Pratique-as e você verá que tudo pode mudar. Copiá-las no quadro.

(2ª aula) O outro em nossa vida

    Distribui papel ofício para os alunos, onde eles vão responder:

1)    O que posso fazer para ajudá-lo?
2)    A escola faz parte do nosso ambiente? Como?
3)    O que é ambiente?

Escolher alguns alunos para responder as perguntas acima.

(3ª aula) Hora da leitura

“Fábula do beija-flor”


Distribui em dupla um texto para compartilhar, pedir aos alunos para comentarem o mesmo.

Intervalo

(4ª aula) Aniversariantes


Junto com a turma façam a lista dos aniversariantes do mês/ano. Planejar quem vai ficar responsável para organizar o painel a cada mês, o que vão colocar,... E que material vão precisar. Anotar

(5ª aula) Dinâmica do Pirulito

Explicação: Os alunos devem ficar de pé e esticar a mão direita sem dobrá-las e com a mão esquerda eles vão tirar o papel do pirulito, depois eles vão tentar colocar o pirulito na boca sem dobrar as mãos.

Moral: Eles não vão conseguir. Mais se forem esperto um vai colocar o pirulito na boca do outro com a mão esquerda.

Comentário: Isso é um ato de cidadania. Ajudar uns aos outros.

Obs.: Pedir para eles colocarem o papel no lixeiro.

Material:


•    Cópia dos dois textos para todos os professores;
•    Cópia das regras básicas de cidadania (professor);
•    Pincel piloto e apagador;
•    Papel ofício;
•    Cópia (texto, fábula do beija-flor), distribuir p/ os alunos;
•    Pirulito (para os alunos);
Observação: É bom que no 1º dia de aula espalhem na escola as seguintes frases:

•    “A escola é sua segunda casa, respeite-a!”
•    “Estamos de braços abertos para recebê-los!”
•    “A educação é o primeiro passo para um futuro melhor.”
•    “Aprender é um direito e um dever do aluno.”
•    “Todos devemos colaborar para fazer da escola um local agradável.”
•    “Que bom que você está aqui.”
•    “Escola, local onde amigos se encontram.”
•    “Caros alunos, a direção, os professores e funcionários saudamos sua honrosa presença.”
•    Material: Papel madeira branco, fita adesiva e pincel piloto,...

(1ª e 2ª aula) Dinâmica da “Historinha” (Dia15/02/2012)

    O professor deve ter em mãos um objeto pequeno e direcionado a todos, deve começar a história dizendo:

- Isto é um... (ex.: gato). Em seguida deve passar o objeto à pessoa do seu lado, que deverá acrescentar mais uma palavra a história sempre repetindo o que já foi dito. (ex.: Isto é um gato de vestido...), e assim sucessivamente; até que alguém erre a ordem da história pagando uma prenda à escolha do grupo.

Obs.: Professor, antes da dinâmica, pedir que os alunos escolham a prenda.

Intervalo

(3º ao 5º horário) Sondagem das disciplinas de português, história e ciências.

Material:


•    Um objeto
•    Os testes

(1ª e 3ª aula) “O Carnaval na Escola” (Dia: 16/02/2012)

Obs.:

•    Pedir para que um aluno desenhe um painel no pátio da escola e coloque a frase acima;
•    Pedir para trazerem letras das músicas dos carnavais “ontem e hoje”;
•    Enquanto isso os outros vão recortar fotos e reportagem do carnaval brasileiro, atuais e antigas, para fazer um painel;
•    Pesquisar a origem da palavra “Carnaval”;

Organizem-se:

•    O Fundamental I – Faz o painel do carnaval de Juazeiro (ontem e hoje);
•    O Fundamental II 5ª e 6ª série – O painel do carnaval da Bahia (ontem e hoje);
•    O Fundamental II 7ª e 8ª série – O painel do carnaval do Brasil (ontem e hoje);

(4ª e 5ª aula – horário) Sondagem das disciplinas de matemática e geografia;

Material:

•    Providenciar pincel, tintas,... Para o painel;
•    Providenciar revistas, jornais, xerox, com fotos dos carnavais;
•    Papel madeira branco e letras das músicas carnavalescas;
•    Pincel atômico colorido, levar a origem da palavra carnaval;
•    Fita adesiva e cola;
•    Tesoura e régua;
•    Os testes;

(1ª ao 3ª aula) Logo na entrada dos alunos colocarem um som ambiente referente ao tema. (Dia: 17/02/12)

    Todas as salas devem confeccionar suas mascaras para o baile, confete, colares, entre outros...
    Outros alunos fazem com papel laminado repentinos, colocar balões coloridos no pátio, músicas, entre outros.
    Visitas com os alunos os painéis das outras salas, para uma leitura com reflexão do carnaval de ontem e o de hoje.

(4ª e 5ª aula) “O baile é nosso!”

    É hora de se alegrar, carnaval da Piloto é de arrasar. Divirtam-se! Com: Desfile dos mascarados, danças, paródias (Xuxa, balão mágico, Ivete, mamonas, molecada, molejo,...).
(Nota: convidar os pais)

•    Som e CD;
•    Papel diversas cores p/ fazer as mascaras de carnaval;
•    Papel laminado, cola colorida;
•    Balões coloridos e cordão;
•    Peças, gliter, entre outros;
•    Papel p/ fazer confete;
•    Cordão de silicone p/ colares;

Material para Professor:


•    Pincel p/ professor;
•    Tesoura, caneta;
•    Régua, lápis;
•    Pincel atômico/resma;
•    Cola borracha;
•    Apontador, pasta/arquivo;

Obs.: Vê umas músicas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário